ISTAMBUL

A maior metrópole da Turquia é a única cidade do mundo situada em dois continentes, Ásia e Europa, recebendo muita influência cultural. Marcada por sua história, surpreende a todos com seu espírito jovem, excelente infraestrutura e restaurantes modernos. A cidade também conta com lojas de design, belíssima arquitetura e galerias de arte. Seus templos religiosos e palácios são pontos altos da visitação, encantando quem passa por lá.

Torre Gálata: Construída em 1348, fazia parte da parede que protegia a colônia de Gálata. No alto dos seus nove andares, há uma maravilhosa vista de toda a cidade e servia para ser vigia de incêndios até 1960. Hoje, é um excelente lugar para tomar um café e tirar lindas fotos. Vale a visita!

Praça do Hipódromo: Considerado um dos melhores locais de entretenimento da época bizantina, foi centro cultural e de convivência de pessoas com capacidade para até 100 mil espectadores. Hoje resta apenas um traçado do que um dia foi a pista de corrida. Confira também a Coluna de Constantino, monumento erguido no século IV com objetivo de comemorar a nova capital do Império Romano. Explore a história da antiga Istambul em um só lugar.

Palácio de Topkapi: Construído por Maomé II logo depois da conquista de Constantinopla, é um dos lugares mais visitados em Istambul e considerado um dos maiores palácios do mundo. Protegido por uma extensa muralha na parte voltada para o mar, seu nome significa “porta do canhão” e foi residência de sultões por séculos. Um lugar exuberante esperando a sua visita.

Parque Gülhane: Ao lado do Palácio de Topkapi, já foi considerado um pátio externo do museu. Seu nome significa “casa das rosas”, o que faz jus ao lugar repleto de flores. Conta com árvores que foram plantadas no século XIX, um jardim de chá e uma cafeteria pronta para ser apreciada. No verão, Gülhane fica movimentado por aqueles que querem aproveitar o clima quente para caminhar e fazer piqueniques, e oferece uma vista para o Mar de Mármara e o Estreito de Bósforo o que torna o clima mais agradável e a vista muito mais linda. É um ótimo passeio para dar uma pausa e relaxar.

Basílica Santa Sofia: Construída com o objetivo de ser a catedral de Constantinopla, foi a maior do mundo por muitos anos, sendo hoje a quarta maior. A arquitetura é magnífica, com influências bizantinas e islâmicas que marcaram a história do Império Otomano. Sobrevive imponente a milhares de anos e é ponto turístico certo para quem visita Istambul.

Mesquita Azul: Conhecida graças à cor azul vibrante dos 20 mil azulejos que revestem no interior do templo, o lugar conta com seis grandes minaretes, ou torres, e chama atenção dos turistas principalmente porque nenhuma basílica até então tinha mais torres do que a Meca. É uma das obras primas e símbolos para a religião muçulmana, e está lá há 400 anos.