Capadócia

 

CAPADÓCIA

Região formada por vilarejos e pontos turísticos variados, que vem à cabeça quando pensamos nas paisagens dos famosos passeios de balão. Mas há muitos outros passeios interessantes por lá entre as paisagens estonteantes, como construções de igrejas em cavernas, cidades subterrâneas, vales, museus, castelos e as exóticas chaminés-de-fadas.

Chaminés de Fadas: São formações geológicas que devem fazer parte do seu roteiro. Existem há 65 milhões de anos e surgem quando um bloco pesado pressiona o solo, deixando uma parte da terra mais firme, fazendo a terra ao redor ceder, surgindo então incríveis formações rochosas que marcam a ida à Capadócia.

Museu a Céu Aberto de Göreme: Um lugar ideal para os amantes de arte e um dos grandes pontos turísticos da Capadócia. No local há igrejas inteiras esculpidas nas rochas. Algumas ainda têm afrescos originais que mostram a religião e a crença dos antigos habitantes. Considerado Patrimônio Mundial da UNESCO.

Vale Ihlara: Se busca contato com a natureza, essa é a opção certa. Resultado do resfriamento do vulcão Haçane, surgiram incríveis cânions com cerca de 100 metros de profundidade. Dizem que região foi residência de mais de 80 mil pessoas no passado.

Cidades Subterrâneas Derinkuyu e Kaymaklı: Vale muito a pena conhecer as cidades subterrâneas que mais se destacam entre as 200 existentes na Capadócia. Isso porque Derinkuyu é a maior em profundidade e Kaymaklı a maior em extensão. Ambas são câmaras esculpidas embaixo da terra, ligadas por corredores com o objetivo de refúgio contra inimigos. O lugar foi ocupado por diversos povos em diferentes épocas e são extremamente antigas e impressionantes.

Vale dos Pássaros: Lugar de grande importância para a região e um dos mais visitados por turistas. Admire a árvore coberta de amuletos de olhos turcos contra o mau olhado. As casas para os pássaros, esculpidas nas rochas e que dão nome ao local, serviam para que os moradores da Capadócia pudessem fazer pigmentos e utilizar os pássaros para comunicação.